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ADAPTAÇÕES CURRICULARES NÃO SIGNIFICATIVAS: DA TEORIA À PRÁTICA turma T1

Apresentação

O enquadramento legal da Educação Inclusiva constitui um enorme desafio no que respeita a implementação de novas práticas pedagógicas mais inclusivas, bem como de novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos, em sala de aula. Assim, nas escolas, há que criar ambientes seguros e estimulantes, para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar/implementar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professores melhores ensinantes. Nesta formação, pretende-se abordar, com maior acuidade, as Adaptações Curriculares Não Significativas (ACNS) enquanto medidas de gestão curricular que não comprometem as Aprendizagens Essenciais (AE) previstas nos documentos curriculares. AS ACNS são medidas preventivas cujo objetivo é levar o aluno a desenvolver as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Contudo, quando definem estas medidas, os professores devem ter em conta as necessidades de cada aluno, tendo sempre em vista o seu sucesso educativo.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Objetivo Geral: Produzir Adaptações Curriculares Não Significativas, de forma autónoma. Objetivos Específicos: - Nomear e identificar as características específicas de uma Adaptação Curricular Não Significativa; - Estabelecer relações entre as competências do PASEO, as AE e as respetivas ACNS; - Aplicar os procedimentos aprendidos a casos reais.

Conteúdos

Legislação em vigor relativamente às ACNS – 8 horas - Entendimento do contexto legislativo atual; - Princípios envolvidos; - Procedimentos obrigatórios; - Participantes no processo. Construção de ACNS – 8 horas - Momentos chave na construção; - Informação relevante para os documentos; - Análise de recursos existentes; - Parcerias a fazer; - Papel da família no processo; - Planeamento e estruturação das ACNS (planificações); - Aprovação dos documentos. Implementação, monitorização e avaliação das ACNS – 7 horas - Desenho Universal para a Aprendizagem; - Implementação em contexto de sala de aula; - Monitorização das ACNS; - Momentos de avaliação; - Trabalho de equipa; - Antecipação de dificuldades. - Apresentação de estudos de casos nos diferentes níveis escolares e respetiva reflexão – 2 horas

Metodologias

Esta ação de formação, em regime de frequência b-learning, encontra-se organizada entre sessões teóricas síncronas, sessões assíncronas de trabalho autónomo e sessões teórico-práticas presenciais. Ao longo da formação, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo, com momentos de reflexão e de discussão, restrita e alargada. Nas sessões, serão definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo a formadora ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes serão desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Será solicitada a elaboração de um trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.

Avaliação

A avaliação de cada formando será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças - Assistência a, no mínimo, 2/3 do total das horas de formação.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 54/2018. Presidência do Conselho de Ministros. Diário da República, 1.ª série — N.º 129 — 6 de julho de 2018Despacho n.º 6478/2017. Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Diário da República n.º 143, Série II de 26 de julho de 2017, 15484 – 15484Pereira, F., Crespo, A., Trindade, A., Cosme, A., Croca, F., Breia, G. & Fernandes, R. (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação

Observações

06/01 (3ªfeira) - 18h00 às 20h00 (2horas - Síncrona) 07/01 (4ª feira) - 2h30 Assíncrona 12/01 (2ª feira) - 2h30 Assíncrona 13/01 (3ªfeira) - 18h00 às 20h00 (2horas - Síncrona) 14/01 (4ª feira) - 1h30 Assíncrona 19/01 (2ª feira) - 1h30 Assíncrona 20/01 (3ªfeira) - 18h00 às 20h00 (2horas - Síncrona) 21/01 (4ª feira) - 2h00 Assíncrona 26/01 (2ª feira) - 2h00 Assíncrona 27/01 (3ªfeira) - 18h00 às 20h00 (2horas - Síncrona) 28/01 (4ª feira) - 2h00 Assíncrona 02/02 (2ª feira) - 2h00 Assíncrona 03/02 (3ªfeira) - 18h00 às 20h00 (2horas - Síncrona) 14/02 (sábado) - 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 (8horas - Presenciais)

Formador

Nídia Amorim

Início: 06-01-2026
Fim: 14-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135711/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Olhão, Agrupamento João da Rosa