RESGATAR JOGOS DOS SÉC XIX E XX PARA O SÉC XXI turma T1
Apresentação
“O Jogo pode e deve desempenhar um papel muito importante no contexto do desenvolvimento da criança. Que sejam devolvidos às crianças de hoje e de amanhã, os jogos das crianças de ontem e que são parte integrante da nossa cultura.” Os serviços de Museu Municipal de Olhão e de Juventude, do Município de Olhão, em parceria com o professor João Caldeira Romão propõem a dinamização da presente ACD, considerando a atual conjetura relativa às necessidades prementes de estimular nas crianças a brincadeira, o faz de conta, a imaginação, assim como, a própria motricidade e as relações de equipa. Pretende-se ainda estimular a dinamização dos jogos tradicionais, junto das nossas crianças, de forma a, não só perpetuar memórias, mas também, preservar o nosso património imaterial.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Incentivar a realização de jogos tradicionais junto das crianças e jovens de forma a promover o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais; - Desenvolver o gosto pelos jogos em grupo, que promovam o movimento, a criatividade e o espírito de equipa; - Relembrar a necessidade de se realizar, com as crianças, os diversos tipos de jogos: jogo simbólico, jogo com objetos, jogo social e o jogo de atividade física.
Conteúdos
Teoria: - Importância do jogo no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais; - Características gerais do desenvolvimento da criança; - Habilidades básicas de estabilização fundamentais. Prática: - Realização de alguns jogos tradicionais.
Observações
Local de realização : Casa Municipal da Juventude de Olhão - Hugo Charrão Horário : 17h00 às 20h00
Formador
Elisete Duarte dos Santos