
HORA DIGITAL: EXPLORAR, TESTAR E BRILHAR 2 ! turma T1
Apresentação
No âmbito das aprendizagens ativas e, dando seguimento à atividade Digital, atividade habitual no Agrupamento, ano, partilhar o seu uso de aplicações e plataformas, com vista ao desenvolvimento de conhecimentos e competências digitais dos colegas do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover a troca de experiências: Incentivar os professores a partilharem as suas experiências e boas práticas no uso de apps, destacando as mais eficazes no dia a dia escolar. 2. Explorar novas ferramentas digitais: Apresentar e explorar apps inovadora que possam ajudar na organização, avaliação, comunicação ou motivação dos alunos. 3. Incentivar a colaboração entre colegas: Criar um ambiente de colaboração, onde os professores possam aprender uns com os outros e construir uma rede de suporte dentro do Agrupamento. 4. Aumentar a eficiência no trabalho docente: Identificar apps que ajudem a poupar tempo e a simplificar tarefas administrativas, como planificação de aulas, gestão de avaliações e feedback aos alunos. 5. Fomentar a integração de tecnologia na prática pedagógica: Demonstrar como as ferramentas digitais podem ser integradas de forma prática e eficaz na sala de aula para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. 6. Desenvolver competências digitais: Capacitar os professores no uso de tecnologia. 7. Criar na Classroom do Agrupamento um espaço próprio dedicado à Hora Digital: Durante a formação incentivar à criação e manutenção de um repositório colaborativo de recurso
Conteúdos
“Descomplicar o Excel” (Daniel Cruz) “Perdidos na Drive?” (Manuela Lúcio) “Ai, a IA!!” (Carla Leite, Fernanda Campos) “Plickers+Bamboozle” (Nuno Botelho e alunos do 7ºG) “Resultados Imediatos com o Formative” (Alexandra Fernandes)
Observações
Documentação na pasta 33- Ações de curta duração
Formador
Carlos Alexandre Francisco Rodrigues