
APLICAR A APRENDIZAGEM EM SERVIÇO NO ENSINO BÁSICO: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES turma T1
Apresentação
O 1º ciclo proporciona atividades educativas tipicamente concebidas para dotar os alunos de competências ao nível dos currículos escolares. A introdução da Aprendizagem em Serviço (AS) numa idade precoce ajuda a lançar as bases para a aprendizagem ao longo da vida e para uma cidadania responsável, e tem mostrado ganhos significativos na melhoria das atitudes dos estudantes em relação a si próprios, ao envolvimento comunitário e à escola, e aquisição de competências sociais. Dar a conhecer aos professores a AS, capacitando-os para a sua aplicação em contexto escolar é fundamental para estimular a ligação entre a escola e a comunidade e enriquecer os processos de aprendizagem.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
i. Compreender o conceito de Aprendizagem em Serviço e as suas componentes-chave; ii. Entender a relevância da AS e os ganhos que traz aos processos de aprendizagem; iii. Conhecer as diferentes fases para aplicação da AS nas escolas e materiais pedagógicos de apoio; iv. Saber criar um projeto de AS como resposta a necessidades ou problemas reais, identificando as necessidades/problemas e compreendendo a sequência de etapas da implementação do mesmo.
Conteúdos
‒ Conceito e principais características da AS ‒ Componentes-chave da AS ‒ As diferentes etapas para conceber um projeto de AS significativo com crianças do ensino básico ‒ Definir objetivos de aprendizagem para projetos de AS ‒ Estratégias para identificar necessidades da comunidade e definir o serviço ‒ Métodos e instrumentos para avaliação dos resultados dos projetos de AS a implementar
Formador
Vânia Dias Martins