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1º Encontro da Equipa Local de Intervenção Precoce – ELI – de Olhão “Unindo esforços, construímos futuros!” turma T1

Apresentação

1. Promoção da Consciencialização e Divulgação da ELI e do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância: A IPI é um campo em constante evolução, com novas pesquisas e práticas emergentes. Um encontro como este serve para disseminar informações atualizadas, garantindo que profissionais, famílias e a comunidade conheçam os recursos e abordagens mais eficazes. A divulgação do trabalho específico da Equipa Local de Intervenção Precoce - ELI - de Olhão é crucial para que as famílias, educadores de infância, técnicos e outros interessados, na região, saibam a quem recorrer e quais os serviços disponíveis. 2. Partilha de Conhecimentos e Boas Práticas: A troca de experiências entre profissionais, especialistas e famílias é fundamental para a optimização das práticas de IPI. O encontro pretende proporcionar um espaço para o debate de desafios, partilha de casos de sucesso e a identificação de soluções inovadoras. A apresentação de perspetivas internacionais enriquece o debate e permite a comparação de diferentes abordagens e modelos de intervenção. 3. Reforço do Trabalho Colaborativo e em Rede: O acompanhamento em IPI implica a colaboração de diversos profissionais, famílias e entidades da comunidade. O encontro visa fortalecer essas parcerias, promovendo a comunicação, a coordenação e a integração de serviços. O trabalho em rede é essencial para garantir um apoio abrangente e contínuo às crianças e suas famílias, especialmente em situações complexas, rentabilizando recursos. 4. Valorização do Papel da Família: As famílias são os principais agentes de mudança na vida das crianças. O encontro pretende reconhecer e valorizar o seu papel central na IPI, promovendo a sua participação ativa no processo de intervenção.Dar voz às famílias, através da partilha de experiências e perspetivas, é fundamental para construir serviços mais sensíveis e adaptados às suas necessidades. 5. Promoção da Reflexão sobre Práticas Pedagógicas no Pré-Escolar: A idade pré-escolar é um período crucial para o desenvolvimento infantil. O encontro visa promover a reflexão sobre as práticas pedagógicas mais adequadas para crianças em idade pré-escolar, com destaque para a importância do brincar e da inclusão escolar. A discussão sobre os desafios e as oportunidades da inclusão escolar é fundamental para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. 6. Cumprimento de Diretrizes Legais e Éticas: A realização deste encontro está alinhada com as diretrizes da Convenção sobre os Direitos da Criança, que reconhece o direito de todas as crianças ao desenvolvimento pleno e à participação ativa na sociedade. O encontro também pretende promover a ética profissional, ao incentivar a partilha de conhecimentos e a operacionalização de práticas baseadas em evidências científicas. Em suma, este encontro é uma oportunidade valiosa para fortalecer a ELI, promover o desenvolvimento das crianças e apoiar as famílias.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Objetivo Geral: Promover a reflexão e o debate sobre os desafios, práticas e o papel central da família na Intervenção Precoce na Infância, fortalecendo a colaboração entre profissionais, famílias e a comunidade. Objetivos Específicos: Divulgar e apresentar a Equipa Local de Intervenção (ELI) de Olhão: ● Apresentar a equipa. ● Dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela ELI de Olhão na comunidade. Promover a partilha de conhecimentos e experiências: ● Debater os desafios e as boas práticas na Intervenção Precoce, através dos painéis com especialistas. ● Partilhar experiências de acompanhamento em IPI, gestão de expectativas e trabalho colaborativo em equipa e em rede. ● Apresentar a importância da abordagem centrada na família e dos contextos naturais de intervenção. Reforçar a importância do trabalho colaborativo e em rede: ● Destacar a importância da colaboração entre profissionais de diferentes áreas, famílias e entidades da comunidade. ● Promover a troca de experiências sobre trabalho em equipa, incluindo perspectivas internacionais. Valorizar o papel central da família na Intervenção Precoce: ● Dar voz às famílias, promovendo a partilha de experiências e perspetivas. ● Destacar a importância da participação ativa das famílias no processo de intervenção. Promover a reflexão sobre as práticas em idade pré-escolar: ● Debater a importância do brincar no desenvolvimento infantil e na intervenção precoce. ● Discutir as práticas pedagógicas e os desafios na idade pré-escolar.

Conteúdos

Desafios, boas práticas e práticas recomendadas na Intervenção Precoce Abordagem centrada na família e contextos naturais de intervenção Exploração de estratégias para implementar a intervenção em contextos naturais de vida da criança (casa, escola, comunidade) Modelos de trabalho em equipa e em rede - consultoria colaborativa em IPI Estratégias para envolver as famílias na definição de objetivos e na tomada de decisões Práticas educativas em idade pré-escolar Desafios da inclusão escolar e da transição para o 1.º Ciclo Estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em contextos educativos

Observações

Documentação na pasta 33- Ações de curta duração

Formador

Paula Cristina Silva de Carvalho

Início: 30-06-2025
Fim: 30-06-2025
Acreditação: Registo 488 CD nº44 06.05.2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório Municipal Drª Maria Barroso em Olhão

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