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A EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO RECURSO ORGANIZACIONAL turma T2

Apresentação

Esta formação surge com o sentido de dar resposta e auxílio às dúvidas na criação/funções e raio de ação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, fundamentada no decreto lei 54/2018 da Educação Inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Capacitar os formandos para o acompanhamento e monitorização das medidas de apoio à Inclusão e à Aprendizagem. Fomentar a partilha de práticas pedagógicoas inclusivas de toda a comunidade educativa. Compreender e discutir o potencial de cada medida de apoio e suporte à inclusão e à aprendizagem. Adquirir conhecimento sobre algumas estratégias de intervenção no ensino, as quais poderão ser aplicadas consoante o perfil específico da criança a quem se destinam, nomeadamente das áreas onde se encontram as suas dificuldades Compreender como avaliar cada aluno e como atribuir as medidas no âmbito do processo de ensino aprendizagem; Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;

Conteúdos

Enquadramento teórico - Suporte Legal: - Decreto-lei nº 54 de 2018, nº 55 de 2018 e a Portaria 223A de 2018 • Recursos organizacionais em Educação inclusiva: - Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI): - Organização - Competências e eixos de intervenção - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão - Determinação de necessidades de suportes à aprendizagem e à inclusão • O Processo • A monitorização • Acompanhamento - Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão. - O Docente de Educação Especial - Os Assistentes Operacionais; - Outros Técnicos especializados. - Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA): - recursos humanos, recursos materiais - funcionamento • competências • eixos de intervenção • Elaboração de um projeto de Intervenção - Formação dos grupos de trabalho e delineamento do plano de ação – Trabalho colaborativo; - Construção/elaboração do projeto para a operacionalização das funções e competências da EMAEI na estrutura do Agrupamento de Escolas; • Apresentação e reflexão dos trabalhos produzidos

Bibliografia

Decreto-Lei nº54/2018, de 6 de julho. Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico (https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico) Cosme, Ariana, & Trindade, Rui (2013). Organização e gestão do trabalho pedagógico: Perspectivas, questões, desafios e respostas. Porto: Livpsic Fernandes, D. (2014). Avaliação das aprendizagens e políticas educativas: o difícil percurso da inclusão e da melhoria. In M. L. Rodrigues (Org.), Quarenta anos de políticas de educação em Portugal: A construção do sistema democrático de ensino (Volume I, pp. 231-268). Coimbra: Almedina. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/16010 UNESCO. (2015). Embracing Diversity: Toolkit for creating inclusive, learning-friendly environments. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/ 137522e.pdf

Observações

PASTA 3 - Algarve 2030 T1 PASTA 9 - Algarve 2030 T2

1ª Sessão - 29 de setembro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 2.ª Sessão - 06 de outubro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 3.ª Sessão - 13 de outubro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 4.ª Sessão - 20 de outubro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 5.ª Sessão - 27 de outubro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 6.ª Sessão - 03 de novembro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 7.ª Sessão - 10 de novembro de 2025 - das 17h30 às 20h30 - 3h; 8.ª Sessão - 17 de novembro de 2025 - das 17h30 às 21h30 - 4h;

Formador

Paula Solange de Oliveira Calão Ferrinho

Início: 29-09-2025
Fim: 17-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125391/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Joaquim Magalhães